É POSSÍVEL EXISTIR CRIANÇAS MADURAS E ADULTOS INFANTIS?
- Rita Galindo

- 26 de set. de 2024
- 3 min de leitura
"Crianças maduras e adultos infantis?"

Passei os últimos fins de semana junto de crianças, filhas de amigos e conhecidos, que variam entre 4 e 6 anos de idade.
Nessa faixa etária, é comum que as crianças abstraiam mais informação, usem sua criatividade, façam algumas associações e movimentos que, até então, eram mais difíceis.
É muito interessante, também, acompanhar o raciocínio da criança na resolução de problemas e no relacionamento com outras crianças. Se você tem ou já teve a oportunidade de conviver e acompanhar o desenvolvimento de alguma criança, sabe do que estou falando.
Um episódio que presenciei nos últimos fins de semana foi quando:
Aninha, entusiasmada para se juntar com Mariazinha no sofá, foi barrada porque, segundo Mariazinha, ela estava suja. Ora, ambas as meninas correram por todo o quintal, mas a sujeita de Aninha era mais visível, o que justifica o cuidado para manter o sofá limpo de Mariazinha. Aninha, então, cruza os braços e sai do local com a cara emburrada. Do lado de fora, se vira para Mariazinha, que permaneceu no sofá, e solta “Então você não vai brincar com o cachorro, porque está limpa”. Mais que depressa, Mariazinha se levanta e corre com Aninha. Ambas brincam com o cachorro.
O que as separava logo as uniu novamente. E era assim em todos os entraves que as crianças se colocavam: uma briga, um choro, uma encrenca; as mães e pais orientavam e conversavam com sua criança, e logo todos estavam correndo e brincando juntos novamente.
Eram resoluções simples que as próprias crianças tinham. Não guardam rancor ou raiva, nem se prolongam nos desentendimentos.
Paralelamente, nas últimas semanas, a corrida ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo tem sido marcada por debates acalorados entre os candidatos.
E aí vem minha reflexão e comparação dos comportamentos das crianças de 4 a 6 anos de idade e com os candidatos a prefeito. Estes últimos são, simplesmente, adultos infantis.
Comparando os comportamentos de crianças maduras e adultos infantis
Crianças X Adultos
Crianças de 4 a 6 anos estão mais desenvolvidas do que os candidatos nos debates eleitorais? Crianças maduras e adultos infantis?
Não há necessidade de generalizar todas as crianças, muito menos garantir que as que eu me refiro aqui se tornem adultos emocionalmente mais inteligentes, pois o comportamento e entendimento de mundo de cada indivíduo são influenciados pelas ações de diferentes fatores.
Porém, o que se espera de uma pessoa que se candidata a liderar e gerir uma cidade é maturidade, respeito e compromisso, mas acho que poderiam resolver seus problemas e suas diferenças mais como crianças e menos como adultos infantis.
E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.
Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!




Comentários