ESTRESSE DE FIM DE ANO: POR QUE SE CANSA TANTO NESSA ÉPOCA?
- Rita Galindo
- 19 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
São dois os principais motivos para o estresse de fim de ano: o ritmo acelerado dessa época e a pressão social.

O ritmo acelerado dessa época é o principal gerador de estresse de fim de ano.
Começa no finalzinho de outubro e começo de novembro, e quando menos se espera o ano já acabou. Surge estresse com o acúmulo de contas a pagar, novas contas a serem pagas assim que o ano vira, gastos financeiros, aumento de pressão no trabalho e na escola, confraternizações.
Além do estresse relacionado aos preparativos das festas (compra de presentes, organização dos eventos festivos, preparação das refeições, planejamento de viagens) que pode levar a sentimentos ansiosos, há o estresse provindo de expectativas não alcançadas.
Quais são as expectativas não alcançadas? São aquelas metas ou objetivos que são traçados durante o ano e que, por alguma razão, não foram atingidos; são os planos e projetos que não puderam ser realizados ou precisaram ser repensados; são os desejos e sonhos pessoais e, até mesmo, de familiares que sobrecarregam a pessoa.
Somando-se a isso, a pressão social pode ser outra fonte de estresse de fim de ano, pois exige que se esteja trabalhando, que se comprem presentes, que se consumam panetones e chocotones, que se adquiram roupas novas para o Réveillon.
Não se pode ver essa pressão social, mas ela está lá, insistindo para a socialização forçada, para os sorrisos amarelos, para a positividade tóxica, para que se aceite tudo em prol do "espírito natalino". Basta pensar nas confraternizações e festinhas que aparecem nessa época: na empresa, na academia, na escola das crianças, no condomínio, sem contar os encontros familiares.
Forçar a socialização com algumas pessoas "porque é Natal" é, sim, uma pressão social. E muita gente tem esse tipo de obrigação.
Agora entende por que se cansa tanto nessa época do ano?
Mas não tem jeito, essa época é sempre uma correria. Para gerenciar o estresse de fim de ano, nada melhor do que a boa e velha terapia. E o melhor: é possível trabalhar especificamente esse tema nessa época com a Psicoterapia Breve.
A Psicoterapia Breve nada mais é do que o trabalho psicoterapêutico com uma quantidade de sessões já definida e com uma queixa pontual. Nesse caso, são abordados os conteúdos psicológicos, como pensamentos, sentimentos, comportamentos.
Outra opção que ofereço, também, é a Mentoria do Bem-estar voltada para o crescimento pessoal e qualidade de vida sem explorar os conteúdos psicológicos, realizada em oito sessões.
Você não precisa passar por isso só. Eu posso te ajudar a passar por esse momento estressante e a desenvolver ferramentas emocionais para que você possa gerenciar o estresse. Basta clicar no botão abaixo para conversarmos.
De qualquer forma, para passar por esse período com o emocional equilibrado, é possível adotar pequenas mudanças e aplicá-las em diferentes momentos do ano:
Adiantar ou adiar alguns projetos;
Otimizar o tempo;
Ter momentos de descanso;
Recusar ou não se comprometer a tudo o que é pedido;
Reservar um tempo para fazer algo prazeroso e que acalma;
Olhar as coisas que deram certo;
Buscar ajuda de pessoas de confiança;
Procurar apoio e suporte emocional.
É importante lembrar que tudo tem um tempo para acontecer, e que, portanto, esse período estressante e de cansaço não vai durar para sempre.
Por mais que o fim de ano gere ansiedade e nervosismo, pode ser fonte de autoconhecimento e autocuidado. Com as ferramentas certas e o desejo de controle de sua vida, é possível passar por esse e outros momentos geradores de estresse com mais equilíbrio.
E aí, gostou da matéria? Achou interessante? Curta o post, acompanhe nas redes sociais e compartilhe para seus amigos, familiares ou pessoas que possam se agradar também.
Vamos, juntos, compartilhar e divulgar saúde mental!
Comments